Contador de visitas

Artes que andei fazendo

Olá visitante,seja bem vindo!


Esse blog teve origem na minha imensa paixão por viagens e todo artesanato que vejo no caminho.


O objetivo deste blog é incentivar pra quem curte, roteiros de viagens às quais já fiz. Mostrar os trabalhos manuais que faço e falar na medida do possivel, sobre dicas de cultura e lazer.


Na condição de bom mineiro, quero expressar o que Minas Gerais tem de bom , afinal mineiro não vive só de pão de queijo e cafezinho, mas que é bom isso é.


Abraço a todos!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Minas lidera ranking de derrubadas na mata atlântica

Exatamente hoje, 27 de maio é o Dia Nacional da Mata Atlântica, bioma que abriga uma infinidade de plantas e animais, muitos deles nem catalogados pelo homem ainda, mas infelizmente não há nada para comemorar! No jornal “Estado de Minas” saiu uma matéria dedicada a esse assunto e pasmem: segundo os dados o estado de Minas Gerais, que lidera o ranking, tinha 27,2 mil HA que um dia cobriam o estado (46% do território) e hoje restam apenas 9,64% do bioma; esses dados giram entre 2005 até 2009. Olha só o mapa abaixo: o que tá de amarelo é o que era e o que resta tá em verde... isso em 2005!


Duas coisas quero falar a esse respeito: é fácil, mas muito fácil ver isso é só viajar pelas estradas que a gente percebe a quantidade de áreas desmatadas para plantar eucalipto (diz que é a madeira regulamentada por lei) e assim produzir o carvão vegetal, as siderúrgicas que consomem grande parte desse carvão para uso, elas mesmas degradam ou compram de quem degrada e depois vão ali na esquina e restauram uma praça; Não é difícil em estradas rumo ao vale do Jequitinhonha, ver cargas e cargas de carvão... que carvão legal é esse? Derrubou a mata original e agora planta eucalipto? Desmatou o leito dos rios e agora? O que restou dele?


Depois vêm os fazendeiros que abrem áreas de pastagem para plantar soja que é o que dá dinheiro.


Vamos pensar ecologicamente: se você viajar para algum lugar e ver alguma situação irregular denuncie as autoridades tire fotos, filme, procure os jornais as TVs e mesmo que no final não dê certo, é possível não dar certo porque muitas empresas poderosas estão envolvidas e pagam para a mídia ficar calada, faça ao menos sua parte como estou fazendo agora.


Estou aqui “matutando”: será o que vai restar quando sair o Atlas de 2011? Pra Copa teremos 9,6% de mata atlântica, para 2014, nas Olimpíadas será que restarão 2,2%? O governo bem que poderia transformar as áreas que restam em áreas de preservação ecológica e reforçar o policiamento florestal, juntamente com as leis, por que ô lei brasileira que sempre é burlada, driblada, passada pra trás !!!


Para quem quiser mais informações: http://www.sosmatatlantica.org.br/
Por Robson Salvado

Nenhum comentário:

Postar um comentário