Contador de visitas

Artes que andei fazendo

Olá visitante,seja bem vindo!


Esse blog teve origem na minha imensa paixão por viagens e todo artesanato que vejo no caminho.


O objetivo deste blog é incentivar pra quem curte, roteiros de viagens às quais já fiz. Mostrar os trabalhos manuais que faço e falar na medida do possivel, sobre dicas de cultura e lazer.


Na condição de bom mineiro, quero expressar o que Minas Gerais tem de bom , afinal mineiro não vive só de pão de queijo e cafezinho, mas que é bom isso é.


Abraço a todos!

PLANTE UMA ÁRVORE

Que árvores plantar nas calçadas?

Essa é sem dúvida a questão mais importante do plantio de árvores em ambientes urbanos. A escolha deve ser baseada em alguns aspectos práticos, para que consigamos escolher uma árvore que realmente satisfaça as nossas necessidades e melhore o ambiente, sem que prejudique as calçadas e arrisque nossa residência.

Os principais aspectos a serem levados em conta estão listados a seguir:


1.Tipo de raiz da planta – plantas de raízes superficiais e muito vigorosas são péssimas escolhas para o plantio em calçadas. As raízes das plantas podem arrebentar o concreto das calçadas, estourar tubulações, e até mesmo danificar a estrutura da casa. Evite ao máximo o plantio de espécies desse tipo, como o fícus ou o flamboyant.
2.Resistência dos galhos da árvore – muitas vezes nos tentamos a plantar árvores de crescimento rápido, mas em geral, essas possuem galhos frágeis, que podem ser quebrados facilmente pelos ventos e chuvas, podendo ocasionar acidentes. Para evitar isso, não utilize espécies de crescimento muito rápido, como o flamboyant.

3.Queda de folhas – se você não quer ter que varrer sua calçada muitas vezes, procure escolher espécies cujas folhas não caem em determinada época do ano. Dê preferência a árvores de folhas mais largas, que sejam de fácil retirada.

4.Sombreamento – se você desejar um bom sombreamento da rua, utilize espécies com copa densa e ampla. Uma boa opção nesse sentido é o chapéu-de-sol.


5.Obstrução de passagem – procure não utilizar espécies que possuam galhos muito baixos, ou que sejam arbustivas, pois elas normalmente não produzem sombreamento, além de atrapalharem a passagem de pedestres nas calçadas. Procure não utilizar espécies como a espirradeira, que além de inadequadas, são extremamente tóxicas.


6.Clima da região – o clima da região é um fator importante. Algumas plantas de clima frio não se desenvolvem bem em climas quentes, e vice-versa. Procure se informar sobre a capacidade de adaptação da planta ao local de plantio.


7.Tipo de frutos - muitas pessoas já tiveram a infelicidade de ter o vidro do carro quebrado por uma manga que caiu de um pé plantado na calçada. Além disso, há um perigo ainda maior de cair um fruto pesado e duro sobre alguém, podendo até mesmo levar a pessoa a óbito. Evite espécies como a sapucaia no plantio em calçadas.

8.Toxidez- algumas plantas são muito tóxicas, além de atraentes para as crianças. Tome cuidado ao utilizar plantas que são tóxicas, já que seus efeitos podem ser desde queimaduras leves, até a cegueira ou mesmo à morte. Evite plantas como a espirradeira.


Sugestão foto: O manacá da serra pode atingir de 2 até 15 m de altura. É belissimo quando se tem espaço e não houver fios de alta tensão para atrapalhar seu crescimento.

Com base nesses fatores, fica muito mais fácil escolhermos qual planta colocarmos em nossas calçadas.
FONTE: http://www.cultivando.com.br/



Dicas Para o Plantio das Árvores

O tempo ideal para plantar uma árvore é durante a temporada de chuvas, nos trópicos e sub-trópicos, ou nas temporadas estagnadas , nas zonas temperadas, depois do caimento das folhas ou antes do floscescimento. Árvores que foram bem cuidadas no viveiro pode ser plantada durante a estação de crescimento. Cuidado próprio durante o plantio é essencial garantir um crescimento saudável. Preparação própria do terreno antes e durante o plantio, acompanhado com cuidados frequentes, permite o rápido estabeleciemnto de raízes pelas mudas nas novas localidades e superar o que é sabido como transplante de choque, um fenômeno que pode atrasar o crescimento e reduzir o vigor da árvore.


Semementes podem ser plantadas em viveiros de plantas ou em um cointainer de mudas (de preferencia biodegradáveis) preparados com uma mistura de areia, adubo composto e solo. As plantas precisarão de água antes e depois de germinar. Águe as plantas com menor frequência conforme a mudas crescem. Deixe as mudas na sombra e reduza a somra conforme elas crescem. Se você decidir plantar sementes, colete-as de uma área que tenha condições climáticas similares a área em que as árvores seram plantadas. Colete as sementes de árvores saudáveis.