Contador de visitas

Artes que andei fazendo

Olá visitante,seja bem vindo!


Esse blog teve origem na minha imensa paixão por viagens e todo artesanato que vejo no caminho.


O objetivo deste blog é incentivar pra quem curte, roteiros de viagens às quais já fiz. Mostrar os trabalhos manuais que faço e falar na medida do possivel, sobre dicas de cultura e lazer.


Na condição de bom mineiro, quero expressar o que Minas Gerais tem de bom , afinal mineiro não vive só de pão de queijo e cafezinho, mas que é bom isso é.


Abraço a todos!

COTIDIANO

Ooho – “garrafa” de água comestível
 
O preço da água engarrafada é muito superior à água da torneira, então porque é que as pessoas continuam a comprá-la?

Localizada na Califórnia, a cidade norte-americana de São Francisco deu o exemplo para o resto do mundo com a sua nova lei. A partir de outubro de 2014, será proibida a venda de água em garrafas plásticas para uso individual.

A ideia começou a formar-se por iniciativa de ativistas, que protestaram para existir um consenso na área. A resolução final foi a proibição do comércio de água em garrafas plásticas com menos de 600 ml.

A medida pretende reduzir os impactes ambientais gerados no fabrico do PET (tipo de plástico utilizado nas garrafas de água) e também a rejeição do mesmo para o lixo.

Apesar das garrafas de água de plástico poderem ser recicladas, 80% delas não o é, e é sempre melhor evitar mais resíduos nos aterros. Foi com esse objetivo que  3 estudantes, Pierre, Rodrigo e Guillaume, surgiram com a ideia de Ooho – “garrafa” de água comestível. 

O projeto surgiu a partir de muitas experiências na cozinha em torno do problema do transporte de água em grande escala. Baseados em técnicas de cozinha inovadoras, disseram ao NOCTULA Channel que tiveram como inspiração o trabalho em gastronomia molecular de Ferran Adria, um famoso Chef espanhol.

Os estudantes criaram uma embalagem em forma de gota que eles dizem ser fácil e barata de fazer, forte, higiénica, biodegradável e comestível.
 

Foto: Pierre, Rodrigo e Guillaume

As pessoas não conhecem esta maneira nova de beber água e por isso, mais do que o desenvolvimento técnico, a maior dificuldade destes três rapazes é a de criar um comportamento completamente novo para beber água fora de casa. Segundo eles, “tem que ser simples, responsável e acessível. Toda a experiência deve encaixar no nosso estilo de vida”. 



Um composto feito com algas e cloreto de cálcio forma um gel à volta da água, e faz com que seja possível colocar rótulos entre as duas camadas, sem qualquer adesivo. O Ooho custa apenas 2 cêntimos a ser feito e os estudantes dizem que qualquer pessoa o pode fazer na sua própria cozinha.
 

“A colaboração através Open Source e Creative Commons está a revelar que a inovação já não vem apenas das grandes empresas. As descobertas neste campo podem vir de qualquer pessoa.”
 
Vê aqui como fazer esta “garrafa” de água sem plástico: http://goo.gl/yLElYB.

Fonte: Parceiro Green Nation e Co.EXIST
 
 
 
Clima Seco
DICAS PARA AMENIZAR AS CONSEQUÊNCIAS DO CLIMA SECO
Para tentar evitar os males à saúde durante o período de ausência de chuvas e frio, o  Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde e o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) recomendam cuidados com a alimentação, hábitos e dicas simples que podem ser colocadas em prática em casa.
Alimentação
- Comida: a dica é substituir alimentos fritos pelos assados, que facilitam o processo de digestão e consumir frutas e verduras ricas em vitamina C.
- Líquidos: é recomendada a ingestão freqüente de líquidos como água, sucos naturais, água de coco e de alimentos saudáveis, principalmente frescos.
 
Limpeza de casa
- Faxina: é eficaz para evitar o acúmulo de poeira. Se a pessoa tiver alergia, é recomendável evitar tapetes e cortinas.
- Vassoura: evite. É melhor usar aspirador e pano úmido.
 
Umidade
- Bacias com água: elas melhoram a umidade do ar, assim como o uso de toalhas molhadas.
- Vaporizadores: também são eficazes.
 
Higiene Pessoal
- Banhos quentes: apesar do frio, evite banhos muito quentes. Eles ressecam a pele.
- Cremes: auxiliam na hidratação.
- Olhos e Narinas: uso de soro fisiológico evitam o ressecamento.
 
Roupas
- Boné e Roupas Leves: protegem contra os efeitos do sol e do calor da seca.
- Roupas de Frio: peças feitas com lã podem conter ácaro. Antes de tirá-las dos armários, a dica é lavá-las.
 
Exercícios Físicos
- Horário: o mais recomendável é evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10 h e 16 h.
- Intensidade: modere. O tempo seco reduz a capacidade do corpo para a prática de atividades.
 
Hábitos e Vícios
- Aglomerações: evite ao máximo, principalmente em ambientes fechados. Prefira locais
arejados, mas protegidos do sol.
- Fumo: não fume. Os alérgicos devem evitar locais com ambientes de cigarro.
 
Fontes: Ministério da Saúde, Secretarias Estadual e Municipal de Saúde.
 
 
Me deparei com essa matéria na época posse da Dilma que 'carinhosamente' postei aqui sinceramente diante de tudo que se passa nessa vergonha de politica nacional.. uma recado pra você que está lendo: 
Você que admira Lula, Dilma e Zé Dirceu, não fique se achando "de esquerda", não! Você é apenas um fã da marginalidade. Recado dado! Em tempo, estamos no final de 2012, 3 anos de mandato? 


E O BRASIL ELEGE DILMA A NOVA PRESIDENTE,
 MEUS PARABÉNS PRA DILMA E FAÇA UM BOM GOVERNO.
VITÓRIA ESTA QUE DEVERIA TER SE DADO LOGO NO PRIMEIRO TURNO.




ERA UMA VEZ...


Era uma vez... numa terra muito distante...uma princesa linda, independente e cheia de auto-estima.


Ela se deparou com uma rã enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo era relaxante e ecológico...


Então, a rã pulou para o seu colo e disse: linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito.


Uma bruxa má lançou-me um encanto e transformei-me nesta rã asquerosa.


Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo.


A tua mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavar as minhas roupas, criar os nossos filhos e seríamos felizes para sempre...

Naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria, pensando consigo mesma:
- Eu, hein?... nem morta!
                               - Luís Fernando Veríssimo -




Minas lidera ranking de derrubadas na mata atlântica


Exatamente hoje, 27 de maio é o Dia Nacional da Mata Atlântica, bioma que abriga uma infinidade de plantas e animais, muitos deles nem catalogados pelo homem ainda, mas infelizmente não há nada para comemorar! No jornal “Estado de Minas” saiu uma matéria dedicada a esse assunto e pasmem: segundo os dados e estado de Minas Gerais, que lidera o ranking, tinha 27,2 mil HA que um dia cobriam o estado (46% do território) e hoje restam apenas 9,64% do bioma; esses dados giram entre 2005 até 2009. Olha só o mapa abaixo: o que tá de amarelo é o que era e o que resta tá em verde... isso em 2005!

Duas coisas quero falar a esses respeito: é fácil, mas muito fácil é só viajar pelas estradas que a gente percebe a quantidade de áreas desmatadas para plantar eucalipto (diz que é a madeira regulamentada por lei) e assim produzir o carvão vegetal, as siderúrgicas que consomem grande parte desse carvão para uso, elas mesmas degradam depois vão ali na esquina e restauram uma praça; Não é difícil em estradas rumo ao vale do Jequitinhonha, ver cargas e cargas de carvão... que carvão legal é esse? Derrubou a mata original e agora planta eucalipto? Desmatou o leito dos rios e agora o que resta dele?

Depois vêm os fazendeiros que abrem áreas de pastagem para plantar soja que é o que dá dinheiro.

Vamos pensar ecologicamente: se você viajar para algum lugar e ver alguma situação irregular denuncie as autoridades tire fotos, filme, procure os jornais as TVs e mesmo que no final não dê certo, é possível não dar certo porque muitas empresas poderosas estão envolvidas e pagam para a mídia ficar calada, faça ao menos sua parte como estou fazendo agora.

Estou aqui “matutando”: será o que vai restar quando sair o Atlas de 2011? Pra Copa teremos 9,6% de mata atlântica, para 2014, nas Olimpíadas será que restarão 2,2%? O governo bem que poderia transformar as áreas que restam em áreas de preservação ecológica e reforçar o policiamento florestal, juntamente com as leis, por que ô lei brasileira que sempre é burlada, driblada, passada pra trás !!!

Para quem quiser mais informações: http://www.sosmatatlantica.org.br/




Abaixo a frase do atual presidente Venezuelano a imprensa sobre o desastre acontecido no Haiti, impressionante como ele não pára de falar bobagem, segue a frase na integra:


"Os Estados Unidos
estão brincando de Deus.
O terremoto no Haiti é
claramente o resultado de um
teste da marinha dos EUA "


Olha, com essa O Sr presidente HUGO CHÁVEZ dá a entender que a coisa tá preta na Venezuela e é preciso desviar a atenção do povo das desgraças locais produzidas por ele mesmo.


Pra mim o Lula, está queimando o filme em insistir nessa amizade com um lider de um governo como esse, que tem data pra acabar ou virar mais uma ditadura escancarada.