Contador de visitas

Artes que andei fazendo

Olá visitante,seja bem vindo!


Esse blog teve origem na minha imensa paixão por viagens e todo artesanato que vejo no caminho.


O objetivo deste blog é incentivar pra quem curte, roteiros de viagens às quais já fiz. Mostrar os trabalhos manuais que faço e falar na medida do possivel, sobre dicas de cultura e lazer.


Na condição de bom mineiro, quero expressar o que Minas Gerais tem de bom , afinal mineiro não vive só de pão de queijo e cafezinho, mas que é bom isso é.


Abraço a todos!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Visite Santo Antônio do Rio Abaixo


Localizado em Minas Gerais, o município de Santo Antônio do Rio Abaixo faz limite com as cidades de Conceição do Mato Dentro, Morro do Pilar, São Sebastião do Rio Preto e situada na bacia do Rio Doce, Santo Antônio do Rio Abaixo está a 190 km de Belo Horizonte, pelas MG-010, BR-381 e BR-120

Sua população estimada em 2010 era de 1.777 habitantes. Um pequeno povoado que encanta. Por ter sido construído seguindo as correntes das águas, recebeu a denominação de Santo Antônio do Rio Abaixo fica no distrito de Conceição do Mato Dentro.
Entre morros e serras, é uma típica e pequena cidade do interior de Minas Gerais, embora desde os anos 80 venha perdendo grande parte do seu casario típico para construções de alvenaria. Atualmente, as construções mais antigas se restringem aos casarões das fazendas em torno da cidade.

O ponto mais alto próximo da zona urbana é o Monte Cristal, com 897 m de altitude. O rio Santo Antônio é o principal rio da cidade e suas águas com corredeiras são a grande atração da cidade. O esgoto produzido pela cidade ainda não é tratado e é despejado bruto no Rio Santo Antônio não sei o que os governantes pensam, talvez seja degradar pra depois cuidar, meio ambiente não é tratado como prioridade em muitas cidades.
Nos limites do município, há o rio de Peixe, cujas cascatas e cachoeiras atraem muitos turistas todos os anos.

Existe uma ponte construída há quase um século sobre o Rio Santo Antônio, um dos poucos testemunhos arquitetônicos do início do século passado que sobreviveram ao crescimento de Santo Antônio do Rio Abaixo.
Entre inúmeras cachoeiras pra se olhar: Cachoeira do Chuvisco Cachoeira do Cristal  Cachoeira da Bahia Cachoeira do Angico Cachoeira Martins Leite Cachoeiras do Limão Cachoeira do Ribeirão Cachoeira do Domingo
Entre praias, poços, balneário e piscinas naturais.
Debaixo da cachoeira do Chuvisco há uma gruta, que é a grande atração da cachoeira, pois, pode se passar em baixo da catarata sem se molhar.

As "cachoeiras do Limão", estão no plural porque essas três cachoeiras formam o poço do Limão, o maior poço da cidade em profundidade. Elas estão num vale, o "vale do poço do Limão", ele começa num rio que deságua no rio Santo Antônio e vai até o final do poço, nesse percurso há uma enorme ilha que abastece o gado dos fazendeiros mais próximos.

Na cachoeira da Bahia há oito cachoeiras (três cascatas e cinco corredeiras), mas a verdadeira cachoeira é a primeira do lado direito do rio.

A cachoeira do Domingo só é cachoeira por causa do grande poço que ela tem (poço do Domingo), porque, se ela não estivesse esse poço, não seria cachoeira, pois, na época da seca, ela fica com menos de um metro. Além disso, quando é época de cheia, o rio sobe o paredão da cachoeira e ela pode chegar até dez metros de altura.

Como chegar:
190 km de Belo Horizonte, pelas MG-010, BR-381 e BR-120
Pela rodoviária
Viação Saritur – consultar os dias na estação da rodoviária Belo Horizonte.
Mais informações:
Pergunte a este que vos fala pelo blog

7 comentários:

  1. Olá

    Gostei do documentário sobre Santo Antonio do Rio Abaixo e gstaria de saber se há opçoes de hospedagem no lugar.

    Desde já agradeço e um grande abraç

    ResponderExcluir
  2. Olá Walisson,
    Obrigado pelo contato.

    Na cidade tem um hotel HOTEL CATIZANI fica dentro do Balneário Benedito Martins. tem uma estrutura bacana de frente pro rio, prainha, quiosque, quadra de volei, etc... Mas lembre-se o melhor de Santo Antonio do Rio abaixo é a natureza...

    O telefone do hotel é (31) 3867.1132 lá tem muitas suites.

    Outras opções de hospedagens são as cidade ao redor da cidade que oferecem uma estrutura melhor, dependendo do nível de exigência do turista no caso quando fui tem um tempo e fiquei na cidade de Conceição do Mato Dentro e dai fiz um roteiro entre cidades Itambé do Mato Dentro e Conceição do Mato Dentro.

    Lembre-se de ver recomendações das águas tem muito lugares legais de se ver, cachoeira e tudo mas o esgoto produzido pela cidade ainda não é tratado e é despejado bruto no Rio Santo Antônio (recomendação que eu faço pra qualquer cidade que visito vide matérias sobre Carrancas)

    Na oportunidade se você for conte pra gente vai ser legal reeditar a matéria com um depoimento ou fotos, ok???

    Abraços e bom passeio.

    ResponderExcluir
  3. Em tempo, as demais cidades que fiquei quando visitei Sto Antonio do Rio Abaixo foi somente uma opção de fazer turismo em um número maior de cidades para aproveitar minhas férias. ok?

    ResponderExcluir
  4. Gostei do que li e ouvi parabéns a todos voces. Sou de Rio Doce, também um pequeno município de MG próximo de Vicosa e Ponte Nova. Acessem www.riodoceterra.com.br para também conhecerem minha terra natal

    ResponderExcluir
  5. Olá! Anônimo... que bom que tenha gostado... pena vc não ter se identificado e dado mais sugestões sobre o que há de bom por ai... por coincidência uma colaboradora nossa, Aline, passou o Ano Novo em Rio Doce e e em breve teremos mais uma matéria bacana sobre passeio turístico nessa Região. Eu estive fazendo cobertura na cidade de Resende Costa, em breve mais duas super matérias... Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  6. Gostei ... Queria saber o local direitinho dessa ponte

    ResponderExcluir
  7. Gostei ... Queria saber o local direitinho dessa ponte

    ResponderExcluir