Contador de visitas

Artes que andei fazendo

Olá visitante,seja bem vindo!


Esse blog teve origem na minha imensa paixão por viagens e todo artesanato que vejo no caminho.


O objetivo deste blog é incentivar pra quem curte, roteiros de viagens às quais já fiz. Mostrar os trabalhos manuais que faço e falar na medida do possivel, sobre dicas de cultura e lazer.


Na condição de bom mineiro, quero expressar o que Minas Gerais tem de bom , afinal mineiro não vive só de pão de queijo e cafezinho, mas que é bom isso é.


Abraço a todos!

domingo, 20 de janeiro de 2013

Resende Costa-MG Cidade do artesanato têxtil


E chegamos a mais um itinerário em Minas Gerais perto de São João Del Rei, Tiradentes e adjacências... É uma cidade que se chama Resende Costa e concentra grande quantidade de lojas que produzem e vendem artesanato têxtil.





Os moradores mais antigos me contaram que o nome antigo da cidade era Nossa Senhora da Penha do Arraial da Laje (por volta de 1891) depois houve a emancipação do município e então se consolidou a Vila Resende Costa. Desde 1923 o município passou a denominar-se simplesmente Resende Costa.

A cidade é uma área extremamente rural drenada pelos rios Pará, Santo Antônio, Peixe e Brumado que pertencem às bacias do São Francisco e Rio Grande, o município apresenta ao longo dos cursos desses rios, muitas galerias ou ciliares que, juntamente com os cerrados, completam a cobertura vegetal de Resende Costa. De boa constituição vegetal área preservada e córregos de águas limpas.

Na cidade, tradicionalmente acontece uma exposição agropecuária que realiza-se em meados do mês de julho a Exposição Agropecuária de Resende Costa que conta com diversos eventos como concurso leiteiro, mostras do artesanato local, rodeios, shows com cantores etc. O evento finaliza, sempre em um domingo, com um tradicional desfile, pelas ruas da cidade, de dezenas de carros de bois, seguindo-se de rodeio e shows até o final da noite. Posteriormente quando participarmos da festa colocaremos as fotos do evento.  

Onde ficar
Não podemos indicar nenhum serviço uma vez que não ficamos em nenhuma pousada ou fazenda da região, mas existem boas opções e lugares simples que podem agradar aos gostos mais exigentes.
Uma das  pousadas é a Brejo das Flores,  pousada Escondidinho, pousada Belas Artes e a Fazenda do Rochedo Pousada. Quem não quer muito barulho em época de festas não recomendo em se hospedar em locais próximos ao centro.

Como chegar em Resende Costa

De carro:
Belo Horizonte (194 km) - BR 040 sentido Rio de Janeiro, passando Congonhas até Joaquim Murtinho. Entrar na BR 383, passando por São Brás do Suaçuí e Lagoa Dourada, virando na primeira estrada à direita até Resende Costa.
Rio de Janeiro (355 km) - BR 040 sentido Belo Horizonte, chegando em Carandaí. Entrar à esquerda na MG 275, percorrendo aproximadamente 35 Km de estrada de terra até Lagoa Dourada. Virar à esquerda na BR 383, entrando na primeira à direita, chegando em Resende Costa. Ou (355 km) - BR 040 até Conselheiro Lafaiete e virar na primeira estrada à esquerda na BR 383 (município de Joaquim Murtinho), passando por São Brás do Suaçuí, Entre-Rios de Minas até chegar em Lagoa Dourada. Virar à esquerda na BR 383, entrando na primeira à direita chegando em Resende Costa.

De ônibus:
Belo Horizonte - Resende Costa
Empresa: Viação Sandra (fone: 31-3201-2927)
Horários de ônibus:
Segunda a Sábado: 08:00 - 15:45
Valor da passagem: R$ 40,48

São João del Rei - Resende Costa
Empresa: Viação Presidente (fone: 32-3371-5064)
Horários de ônibus:
Segunda a Sexta: 06:00 - 07:00 - 08:45 - 12:00 - 14:30 - 17:00 - 18:15
Sábados: 07:15 - 09:00 - 12:00 - 14:30 - 15:45 - 18:00
Valor da passagem: R$ 8,25

Nenhum comentário:

Postar um comentário