Contador de visitas

Artes que andei fazendo

Olá visitante,seja bem vindo!


Esse blog teve origem na minha imensa paixão por viagens e todo artesanato que vejo no caminho.


O objetivo deste blog é incentivar pra quem curte, roteiros de viagens às quais já fiz. Mostrar os trabalhos manuais que faço e falar na medida do possivel, sobre dicas de cultura e lazer.


Na condição de bom mineiro, quero expressar o que Minas Gerais tem de bom , afinal mineiro não vive só de pão de queijo e cafezinho, mas que é bom isso é.


Abraço a todos!

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Santuário Serra da Piedade em Caeté (melhor vista de Minas)


Pessoal, Desculpem a ausência, mas muitos fatos aconteceram e tive de dar prioridade a outras demandas, mas não me esqueço desse espaço.

Dessa vez o destino é o belíssimo Santuário Nossa Senhora da Piedade,  localizado a 48 km da capital mineira e a 16 km do município de Caeté, poucos mineiros conhecem até mesmo os mineiros da capital embora o local disponha de infra estrutura restaurante lanchonete e uma belíssima vista.
Um cenário de riquíssima beleza natural, no alto da montanha, a 1746 metros de altitude.

Ideal para a reflexão, oração, o Santuário abriga a Padroeira de Minas Gerais é propício para quem busca a tranquilidade e a beleza da natureza.
Do alto, em dias claros, é possível ter uma das mais belas vistas das montanhas de Minas. São 360 graus de panorama, uma das mil belezas que só a natureza pode oferecer naquele local. Em dias mais frios e nublados, o espetáculo fica ainda mais bonito.
Do topo da Serra da Piedade é possível avistar a paisagem do verde das matas subindo e descendo montanhas, e onde se avista nove cidades: Belo Horizonte, Caeté, Contagem, Lagoa Santa, Nova União, Raposos, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano.

A respeito da história do local é curioso, pois a igreja foi construída no topo da montanha e estrategicamente tem vista para as principais cidades do entorno, os fidalgos portugueses chegaram ao local por volta do século XVIII e construíram na Serra da Piedade um rústico eremitério e, ao lado, uma igreja dedicada à Nossa Senhora.


Em 1956, o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Santuário Nossa Senhora da Piedade foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan e o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan aprova, em dezembro de 2010, a extensão de tombamento do conjunto arquitetônico e urbanístico da Serra da Piedade em Minas Gerais. Com a extensão de tombamento, o polígono de proteção: abrange a antiga área tombada pelo Iphan, os tombamentos estadual e municipal, além de garantir a visibilidade do bem, incluindo sua linha de perfil, os recursos hídricos, a biodiversidade e os aspectos cênicos.
No local já foram construídos mais uma igreja, o observatório onde se pode ver em noites limpas, o mais belo céu de estrelas pelo maior telescópio de minas, a gruta do eremita onde o frei se recolhia para meditar, mas enfim tanta estória merece mais outra matéria.

Não há ônibus que vá ao local a não ser ônibus de excursão, pista pavimentada até o local  em boas condições (pista estreita para um veiculo somente) bom restaurante, nada de excepcional mas uma vista muito bonita, lanchonete e venda de artesanato. 

Sobre o Observatório Astronômico Frei Rosário (aberto ao público), sem necessidade de agendamento, no primeiro sábado de cada mês e em eventos astronômicos importantes. MAS ESTÁ FECHADO AO PÚBLICO DESDE SETEMBRO, SEM MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O  PORQUÊ ISSO ACONTECEU.  Sempre atenderam às quartas e sextas-feiras escolas e demais grupos interessados.

COMO CHEGAR
A partir de Belo Horizonte pegue o anel rodoviário no sentido de João Monlevade. Siga em frente pela BR-381 (Antiga BR-262) até o trevo de Caeté. Entre à direita no sentido de Caeté até o trevo indicando o Santuário Nossa Senhora da Piedade. Entre novamente à direita até o alto da Serra (aproximadamente 5 km). 

Mais informações: (31) 3651.1672
Alto da Serra da Piedade, s/nº - Caeté/MG -CEP: 34800-000 - Caixa Postal nº 60

Nenhum comentário:

Postar um comentário