Contador de visitas

Artes que andei fazendo

Olá visitante,seja bem vindo!


Esse blog teve origem na minha imensa paixão por viagens e todo artesanato que vejo no caminho.


O objetivo deste blog é incentivar pra quem curte, roteiros de viagens às quais já fiz. Mostrar os trabalhos manuais que faço e falar na medida do possivel, sobre dicas de cultura e lazer.


Na condição de bom mineiro, quero expressar o que Minas Gerais tem de bom , afinal mineiro não vive só de pão de queijo e cafezinho, mas que é bom isso é.


Abraço a todos!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

CARAÇA, MEU LOCAL PREDILETO PRA ALIVIAR TENSÕES

Ir para o Parque Natural do Caraça é uma verdadeira terapia. Cercado pela Serra do Caraça, o Parque oferece diversas atrações ligadas à natureza, como caminhadas e banhos em piscinas naturais. À noite, é comum encontrar com o lobo-guará, que está parcialmente domesticado pelos padres do santuário. Dizem que a Serra lembra o rosto de um gigante deitado, daí a origem do nome Caraça (grande cara). Para entrar no Parque é preciso pagar uma taxa conforme o tipo de veiculo (bicicleta, moto, carro ou ônibus).

Cidades próximas que oferecem apoio de hospedagem parvisitação na Serra do Caraça, entre elas: Barão de Cocais, Santa Bárbara além de hospedagem no próprio santuário.

ATRAÇÕES

Pico do Inficionado
Essa caminhada exige um pouco de condicionamento físico, pois são 9,5 km de caminhada entre pedregulhos e subidas fortes. O cume fica a 2.032 m de altitude e oferece uma linda vista da região.

Pico do Sol

Essa trilha também exige bom preparo físico. São 10 km só de ida até o ponto mais alto do Pico do Sol. A altitude alcança 2.068 m. Do alto pode se ver boa parte da Serra do Espinhaço. Nesse passeio pode-se observar a junção da Mata Atlântica e do Cerrado.

Cascatona
São 6 km de caminhada até a Cascatona. Essa cachoeira tem 70 m de altura e termina numa piscina natural ideal para banho.


Cascatinha
A Cascatinha fica a , aproximadamente, 2 km da Igreja do Parque e é um dos lugares prediletos dos turistas para banho. São várias quedas formando piscinas naturais de extrema beleza.

Gruta do Centenário

Essa gruta é considerada a maior do mundo de quartzito. São 3.400 m de galeria, que devem ser visitadas com um guia local.
 Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens

A igreja foi concluída em 1779 em estilo barroco. Um ano depois foi substituída pelo estilo neogótico. Abriga o corpo embalsamado de São Pio Mártir, um soldado romano martirizado, belos vitrais e o órgão doado pelo padre L. Boavida, marceneiro e músico.
 Atividades Noturnas

Não deixe de ir para a Igreja à noite. Lá, depois do jantar, os padres e turistas reúnem-se em frente à igreja para uma certo ritual, que já ocorre há anos. Os padres alimentam os lobos-guarás com pedaços de carne. Eles demoram um pouco para chegar, mas todas as noites comparecem. Os mais corajosos podem dar a comida para o lobo.



GEOGRAFIA e HISTÓRIA


Clima

No verão a temperatura chega aos 25ºC, sendo a melhor estação para banhar-se nas cachoeiras e piscinas naturais. O inverno, entretanto, favorece a prática do trekking. As noites no Caraça são bastante frias.
 Vegetação

O Parque possui uma vegetação muito peculiar. É um dos poucos lugares onde se encontra a vegetação de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado. Destacam-se as orquídeas nativas e algumas plantas carnívoras.
 Relevo

A Serra do Caraça é composta por montanhas e morros íngremes e picos que chegam a passar dos 2.000 m de altitude. Além das suas formações rochosas em ângulo agudo possui muitos cursos d'água.
 LOCALIZAÇÃO e ACESSO


Como chegar


Quem tem como ponto de partida a cidade de São Paulo deve seguir pela BR-381 (Rodovia Fernão Dias) até Belo Horizonte. De lá segue-se 120 km pela BR-262 sentido Vitória. Passando a cidade de Barão dos Cocais são mais 25 km de estrada até o Caraça. Quem sai do Rio de Janeiro deve pegar a BR-040 até Belo Horizonte. Desse ponto em diante o caminho é o mesmo de quem vem de São Paulo.



Distâncias das capitais:


- São Paulo (SP): 685 km

- Rio de Janeiro (RJ): 431 km

- Belo Horizonte (MG): 101 km

- Brasília (DF): 815 km

- Salvador (BA): 1531 km

- Porto Alegre (RS): 1851 km

 
Aeroporto mais próximo: Belo Horizonte

 
Informações Úteis

Telefones: o código DDD da região é 31

Prefeitura: 3832-1258

Rodoviária: 3832-1434 (Santa Bárbara)

Informações turísticas: 3837-2698







3 comentários:

  1. Um mês é muita coisa, uma semana é o suficiente pra amar e querer voltar de novo em outra ocasião...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário lá no blog, Robson. Apareça sempre, querido.

    Abração.

    ResponderExcluir